quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diário: Escolhendo onde estudar.

Inevitavelmente, cheguei a uma fase da minha vida onde é impossível não entrar pra faculdade, porque todos os empregos que envolvem moda pedem superior cursando ou completo. Só que eu já curso Design de Moda (detalhes abaixo) e não quero trabalhar com desenhos, porque depois que eu fiz Vitrinismo (detalhes abaixo) descobri o gosto pela Gestão/Negócios de Moda.
Primeiramente, vamos aos cursos que eu já fiz/faço:

Design de Moda
Escola: ABRA - Academia Brasileira de Artes
Conteúdo do curso (com as minhas palavras, rs): Eu entrei nesse curso sem saber desenhar uma palito de fósforo queimado e hoje posso dizer que desenho razoavelmente bem. No curso você aprende a desenvolver as técnicas e suas habilidades ocultas, por assim dizer. hahaha O conteúdo é, basicamente, desenho de rostos, corpo e então a criação de coquis e tudo mais ! Eu já estou entrando no último módulo (amém) e agora só desenho croquis de todos os tipos !
Quanto é: NÃO SEI ! brincadeira, rs é que sou bolsista na escola, só paguei meu material. Mas perguntei para meus colegas e a mensalidade é por volta de R$ 340,00.
Onde fica: Eu faço na Unidade Brooklin, que fica na Av. Santo Amaro. Mas tem em todas as Unidades da escola.
Mais informações: http://www.abra.com.br/

Vitrinismo para vestuário
Escola: SENAI Eng. Adriano José Marchini (Bom Retiro)
Conteúdo do curso (minhas palavras): Você aprende de TUDO ! Em vários posts eu mostrei minhas vitrines de durante o curso para vocês. Quando eu comecei, pensei que seria só vestir o manequim e coisa e tal, mas superou todas as minhas expectativas. Aprendi técnicas de Visual Merchandising e até como usar uma furadeira, pra falar a verdade ! rs Indico muito !!
Quanto é: R$ 404,00 que podem ser divididos em 2 vezes.
Onde Fica: Reza a lenda que ali é Bom Retiro, mas fica na esquina da Rua Anhaia com a Marginal Tietê sentido Rod. Ayrton Senna / Mogi Dutra. Fica bem na frente do sambódromo, só que no outro sentido da pista !
Mais informações: http://www.sp.senai.br/vestuario/WebForms/default.aspx

Agora as minhas opções de faculdade são FMU e UAM (Universidade Anhembi Morumbi), só que a diferença de preço é absurda, cerca de 500 dinheirinhos.
Na FMU, a mais barata, você pode escolher entre mudar pra Gestão ou Criação só no 5º Semestre, o que é uma perda completa pra mim já que nos primeiros semestres o foco é desenho e eu já aprendi a maioria das coisas. E algumas pessoas me disseram que lá não é bom de se estudar. Mas como sou eu quem vou pagar a facul, a opção fica viável pra mim.
Na UAM, caríssima de cortar o coração, eu começaria em Negócios já no primeiro semestre, não perderia meu tempo desenhando e seria feliz para sempre ! rs Mas eu perdi o ENEM desse ano (porque sou uma jumenta) e não vou poder tentar o ProUni, #sad ! Estou no dilema da minha vida por causa disso, já que quero começar o mais rápido possível a facul.

Alguém por aí sabe de alguma outra opção ou quer compartilhar experiências a respeito ?!

Beijos
@lomagalesso

4 comentários:

  1. Veja pelo lado bom, você mora em São Paulo, tem bastante curso aí.Aqui no interior não acho nada de moda.
    Minhas opções por enquanto é Design de Moda na Uniara e Moda em habilitação em estilismo no Senac.Mas eu iria tentar enem, prouni ou financiar a facul.No momento tô só procurando um curso de corte e costura por aqui...e ano que vem vou tentar fazer cursinho.Também estou num dilema, então acho que o primeiro passo é não ter pressa!
    bjs!
    http://www.pinkmassacre.com

    ResponderExcluir
  2. poxa.. essa eh uma fase complicada mesmo.. mas boa sorte para vc! BJs

    ResponderExcluir
  3. Eu posso dizer, eu estudo na FMU, e pelo contrário do que dizem, lá é bom SIM! O esforço e a dedicação tem que ir do aluno, mas os recursos e professores que tem lá são ótimos, basta cada aluno saber aproveitar e tirar o máximo do que faz...
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  4. Eu, sua colega de Vitrinismo posso te ajudar!
    Comecei a minha vida acadêmica na Anhembi, fazia Design de Moda, eu seria da primeira turma a se formar e o curso não era reconhecido pelo MEC, por ser novo. A infraestrutura da faculdade era excelente, e pelo que sei está ainda melhor. Porém, passei por várias situações chatas, chegava na aula, e não tinha aula, a grade estava desorganizada, e os docente faltavam mto. Em negócios da moda, era mais organizado, porém tb haviam falhas devido a mudanças de coordenadores.
    Daí, pedi transferência para FMU, na qual eu me apaixonei. Como a Thaís Araujo falou, o eforço e dedicação vai de cada aluno, na sua sala, sempre irão ter pessoas que não estão a fim de nada, e são essas que sempre querem estragar a aula e o desempenho do curso. Na FMU, a grade curricular funciona de uma forma bem organizada, até o 5° Semestre vc aprende o básico de moda como: História da Moda, História da Arte, Sociologia, Comunicação, Costura, Modelagem, Desenho, Desenho Técnico, Tecnologia Têxtil, entre outras matérias. E são essas matérias que fazem a base do profissional e do aluno saber para que área se especializar.
    Eu cursei Gestão de Moda, tive Marketing, Gestão de Produtos, Engenharia da Produção, Gestão de Suprimentos, Acessórios, Projeto de Editorial de Moda, entre outras matérias.
    Mesmo fazendo Gestão, sei que meu foco está totalmente voltado para Design e um pouco de Marketing.
    Daí vai de vc conhecer as grades dos cursos.
    Outras opções de faculdade são:
    Belas Artes, Santa Marcelina (Criação), IED, Senai (o curso é excelenteeeee), Senac ( Criação e Modelagem), FAAP e IED ( Instituto Europeu de Design)

    Espero ter ajudado!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ! *-*
Sugestões e dúvidas, rosachoking@yahoo.com